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quarta-feira, 8 de maio de 2019

Alemanha inaugura sua primeira autobahn elétrica

Trecho da A5 perto de Frankfurt é adaptado para a recarga em movimento de caminhões com motores eléctricos. Governo busca soluções para diminuir emissões de poluentes pelo transporte de cargas.


Um caminhão participa da inauguração do primeiro trecho eléctrico de uma rodovia alemã

A primeira autobahn eléctrica da Alemanha, voltada para o transporte de cargas, foi inaugurada nesta terça-feira (07/05) perto de Frankfurt.

Na verdade trata-se de um trecho de 5 km na autobahn A5, no estado de Hessen. Em ambos os lados da pista foram colocados cabos aéreos, semelhantes aos usados pelos bondes eléctricos.

Caminhões com motores eléctricos poderão se acoplar aos cabos aéreos e recarregar suas baterias ao passarem pelo trecho. Cinco transportadoras participarão de uma fase de testes, executada pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.


Sistema de recarga é semelhante ao usado por bondes eléctricos

Os caminhões do teste têm tecnologia híbrida (motores eléctricos e a combustão), e o trecho com os cabos serve para o recarregamento das baterias, que podem então ser utilizadas. Quando elas ficarem vazias é accionado o motor a combustão.

O ministério quer testar modelos para o transporte de cargas nas estradas e investiu 50 milhões de euros em três trechos de testes. Um deles é o que fica perto de Frankfurt, e os outros dois serão construídos nos estados de Schleswig-Holstein e Baden-Württemberg.

O objectivo final é encontrar soluções para o transporte de cargas que sejam ao mesmo tempo pouco poluidoras e que emitam poucos ruídos. Os testes também vão avaliar se a mudança atrapalha o trânsito e qual o custo adicional de manutenção das rodovias.

Segundo o ministério, o transporte de cargas têm aumentado nos últimos anos é um grande emissor de gases do efeito estufa.

O ministério justificou a opção pela A5 com o forte tráfego, de mais de 130 mil veículos por dia, dos quais 13 mil caminhões, pelo trecho. "Se funcionar aqui, funciona em qualquer lugar", disse um responsável.

Se funcionar, isso não significa que todas as autobahns do país teriam que ser adaptadas. Pelos cálculos do ministério bastariam mil quilómetros para o transporte de cargas. O custo final seria de um 1 milhão de euros por quilometro, ou 1 bilhão de euros no total.

Ainda não está claro como a energia que os caminhões utilizarão para recarregar as baterias seria cobrada. Na fase de testes, a conta será paga pelo Ministério do Meio Ambiente.

Também não está claro quem arcará com os custos da adaptação dos caminhões ao novo sistema. Pelos cálculos da montadora Scania, que fabricou os protótipos para o teste, um caminhão que pode se recarregar enquanto anda custa de 50% a 75% mais do que um caminhão normal.

Os atuais caminhões que andam apenas com motores eléctricos podem rodar no máximo 10 quilómetros até ficarem sem carga. O objectivo é chegar a 60 quilómetros.

Além da Alemanha, a Suécia e os Estados Unidos também têm trechos de "rodovias eléctricas".


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segunda-feira, 6 de maio de 2019

Margem Sul vai ter um novo festival de música (e acontece já em maio)

O Parque Urbano do Seixal recebe a primeira edição do evento. Os bilhetes ainda não estão à venda.





















A 10 e 11 de maio, uma sexta-feira e um sábado, o Parque Urbano do Seixal estará cheio de gente para a primeira edição do Festival do Maio. São duas noites de concertos em que o ponto de partida é a intervenção: da política à crítica social, do ativismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais e dos direitos à autodeterminação.

No parque vão atuar nomes como Fausto, Emir Kusturica, Sara Tavares, Capicua, Lura, António Zambujo e Vitorino, entre outros. No sábado, o festival termina ao som de Luís Varatojo, que vai fazer um DJ set com uma seleção de música revolucionária de vários pontos do globo pensada de propósito para esta ocasião.

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística do próprio Luís Varatojo. Os bilhetes serão colocados à venda em breve e ainda não são conhecidos os preços. Consulte toda a programação no site do festival.


Fonte: https://nit.pt/coolt/musica/seixal-recebe-festival-do-maio


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domingo, 28 de abril de 2019

Encontrado corpo de jovem de 24 anos que desapareceu após rixa à saída de discoteca em Lisboa

Filipe Reis foi visto pelo último vez a sair do bar Cenoura do Rio, no Parque das Nações, em Lisboa.





































O corpo de Filipe Reis, o barbeiro de 24 anos que estava desaparecido há uma semana após ter fugido de uma rixa num bar do Parque das Nações, foi encontrado na manhã deste domingo no interior de uma construção no Parque das Nações.

A Polícia Judiciária investiga, mas não há para já certezas sobre as circunstâncias da morte, que poderão ser esclarecidas pela autópsia.

  

Segundo fontes policiais, o corpo do jovem foi encontrado com diversas lesões. Foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal para realização de autópsia.

Filipe Reis foi visto pelo último vez a sair do bar Cenoura do Rio, no Parque das Nações, em Lisboa. Estava ferido e supostamente alcoolizado após uma rixa.

A mulher, Thais Andrade, relatou que "por volta das 05h00 ele saiu do bar sozinho e envolveu-se numa rixa com um grupo de pessoas que não conhecia. A seguir, Filipe, que estava ferido, foi visto a fugir do local".

Desde então que era procurado por amigos – residia em Sacavém, Loures – e nas redes sociais.





Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/encontrado-corpo-de-jovem-de-24-anos-que-desapareceu-apos-rixa-a-saida-de-discoteca-em-lisboa


 
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sexta-feira, 26 de abril de 2019

Aumento de avistamentos de OVNIS leva Exército dos EUA a estabelecer protocolo de ação

Protocolo ainda está a ser elaborado, mas a ideia é dar mais atenção a estes avistamentos ao invés de simplesmente ignorá-los, prática seguida até agora. Vão ser estabelecidas diretrizes a que devem obedecer pilotos e outros profissionais que se confrontam com este tipo de fenómenos.

© Larry W. Smith/Getty Images Expresso


Têm-se registado cada vez mais “fenómenos aéreos inexplicáveis” nos EUA, o Congresso norte-americano exige explicações e dentro em breve é possível que venha finalmente a obtê-las. As Forças Armadas norte-americanas anunciaram esta sexta-feira a criação de um protocolo de ação para o avistamento de objetos voadores não identificados (OVNIS).

Embora este protocolo esteja ainda em fase de rascunho, sabe-se que a ideia é dar mais atenção a estes avistamentos ao invés de simplesmente ignorá-los, prática seguida até agora. Nesse sentido, vão ser estabelecidas diretrizes a que devem obedecer pilotos e outros profissionais que se confrontam com este tipo de fenómenos. A informação foi avançada ao jornal “Politico” pelas Forças Armadas, segundo as quais tem aumentado o número de aeronaves não autorizadas ou não identificadas avistadas nos últimos anos no espaço aéreo norte-americano (“são vistas várias vezes por mês”, disse um porta-voz ao “Washington Post”).

O que também aumentou foi o número de pedidos de esclarecimento por parte dos membros do Congresso, aos quais terão sido entregues relatórios elaborados pelos serviços de informação da Marinha e pilotos que advertiam para os “perigos” destes avistamentos. As Forças Armadas garantem que, “por razões de segurança e proteção, encaram estes relatórios com muita seriedade e investigam cada um deles”, mas a verdade é que têm sido alvo de muitas críticas e acusadas de prestar pouca atenção ao assunto. Porquê? Porque os seus membros têm medo de prejudicar a sua carreira, assim explicou ao “Washington Post” um antigo diretor de um comité de investigação do Senado.

Segundo Chris Mellon, o atual protocolo incentiva a ignorar estes avistamentos, em vez de procurar entender a sua origem. “Em muitos casos, os militares não sabem o que fazer com informações como as recebidas a partir de satélites. Optam por ignorar porque nem se trata de um avião nem de um míssil tradicional.”

O assunto não é novo mas voltou gerar inquietação depois de o jornal “The New York Times” ter noticiado, em 2017, que o Governo norte-americano gastou cerca de 600 mil milhões de dólares (cerca de 540 mil milhões de euros) do orçamento do Departamento de Defesa num programa secreto para investigar OVNIS. A informação foi negada em primeiro lugar mas depois assumida pelo Pentágono. O programa chamava-se “Advanced Aviation Threat Identification Program” e durou cinco anos, de 2007 a 2012. Num dos vídeos a que o jornal norte-americano teve acesso, gravado em San Diego, na Califórnia, via-se aquilo que foi descrito como um “objeto voador” a viajar contra ventos de mais de 200 quilómetros por hora.

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quarta-feira, 17 de abril de 2019

Camiões vindos de Espanha a caminho de Braga para atestar postos de combustíveis

Camiões cisternas espanhóis estão a dirigir-se para a cidade minhota, escoltados por forças de segurança, para atestarem os postos de combustíveis.
























Camiões cisternas provenientes de Espanha estão a caminho da cidade de Braga para atestar os postos de combustíveis, avança o jornal “O Minho”, na sua edição online.

Os veículos estão a ser escoltados pelas forças de segurança. Um elemento ligado ao município de Braga, confirma que, “para já, está tudo normal” no abastecimento dos transportes urbanos. De acordo com fontes da proteção civil “as condições de socorro estão asseguradas nos próximos dias e, para já, não há problemas com a greve dos motoristas de matérias perigosas”.

A greve dos motoristas de matérias perigosas, que começou às 00:00 de segunda-feira, foi convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), por tempo indeterminado, para reivindicar o reconhecimento da categoria profissional específica.

Na terça-feira, alegando o não cumprimento dos serviços mínimos decretados, o Governo avançou com a requisição civil, definindo que até quinta-feira os trabalhadores a requisitar devem corresponder “aos que se disponibilizem para assegurar funções em serviços mínimos e, na sua ausência ou insuficiência, os que constem da escala de serviço”.

No final da tarde de terça-feira, o Governo declarou a “situação de alerta” devido à greve, avançando com medidas excecionais para garantir os abastecimentos e, numa reunião durante a noite com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, foram definidos os serviços mínimos.

A greve dos motoristas de matérias perigosas decorre por tempo indeterminado.


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Justiça brasileira anula passaporte diplomático ao líder da IURD

E também à sua esposa. Atividade do líder da Igreja Universal no exterior não significa “interesse do país”, que justifique uma “proteção adicional".





















Justiça Federal brasileira anulou na terça-feira a concessão de passaporte diplomático ao líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e à sua mulher, Ester Bezerra, avançou a imprensa local.
Na decisão tomada pelo juiz Vigdor Teitel, da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro, o magistrado diz que a atividade do líder da Igreja Universal no exterior não significa “interesse do país”, que justifique a “proteção adicional consubstanciada no passaporte diplomático”.
"Há risco de dano à moralidade no uso do passaporte diplomático, sem a inequívoca demonstração de interesse público que o justifique".


A ordem que concedeu o passaporte diplomático a Edir Macedo e à sua mulher foi assinada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. No entanto, não é a primeira vez que o líder da Igreja Universal do Reino de Deus tem acesso a este documento.


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segunda-feira, 15 de abril de 2019

Caiu um meteorito no Brasil e ficou tudo em vídeo

Queda de meteorito no Rio Grande do Sul.



O momento da queda do meteorito captado por uma das câmaras da rede de monitorização BRAMON    
© Twitter Carlos Fernando Jung



















O clarão deixado nos céus de Taquara, no estado do Rio Grande do Sul foi registado na madrugada de sexta-feira, 12 de abril, e corresponde a um meteorito. O momento foi captado por uma das câmaras da Rede Brasileira de Observação de Meteoritos (BRAMON, sigla em inglês).

O professor Carlos Fernando Jung, diretor do BRAMON e responsável pelo registo em vídeo da queda do meteorito conta ao site G1 que o "objeto" pesava "12 quilos quando entrou na atmosfera" a 122,2 mil quilómetros por hora, tendo começado a perder força. Não terá atingido o solo. "Os fragmentos foram mínimos", diz. Após análise ao fenómeno, o especialista calcula que o meteorito desfragmentou-se a 36 quilómetros de altitude e não causou qualquer dado.

"O objeto foi totalmente consumido na sua passagem atmosférica, a cerca de 145 quilómetros sobre o mar da costa do Rio Grande do Sul", explica Jung.



Foi possível ver a queda do meteorito às 03:21 de sexta-feira (às 23:21 de quinta-feira em Portugal), um momento captado por uma câmara instalada na cidade de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas também por câmaras em Torres e Santa Catarina.

Ao site da Globo, Jung explica que na rede de monitorização de meteoritos cada pessoa, de forma voluntária e com equipamento próprio, regista este tipo de fenómenos. As câmaras deste grupo de observadores ficam ligadas 24 horas.

O especialista tem três câmaras que operam em Taquara, o local onde caiu o meteorito, São Leopoldo e Porto Alegre. "Têm imagens de 360 graus. Elas captam todo o Rio Grande do Sul, o Uruguai, Santa Catarina, Paraná, parte da Argentina", explica.

Esclarece ainda que a queda de meteoritos é frequente. "São atraídos pela gravidade da terra", explica. O que não é normal, afirma, é conseguir um registo. E foi o que aconteceu. Imagens que Jung partilhou nas redes sociais.

Este é já o quarto meteorito analisado pela rede de monitorização nos últimos 30 dias, "apenas no Brasil".


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