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terça-feira, 21 de maio de 2019

Prefeito francês vai distribuir Viagra para estimular fertilidade






















O prefeito Jean Debouzy tomou a decisão para estimular os moradores da cidade francesa de Montereau, de 600 habitantes, no centro do país, a terem filhos.

De acordo com o decreto publicado pela prefeitura do município, “o prefeito é favorável à distribuição das 'pequenas pílulas azuis', que serão disponibilizadas aos casais entre 18 e 40 anos para que tenham todas as possibilidades de conceber e preservar a escola de duas cidades.” A solução é “bem-humorada”, admite o prefeito, mas tem um motivo sério.

Com apenas 600 habitantes, a escola que Montereau divide com o município vizinho de Cour-Marigny pode fechar as portas por falta de alunos. “Uma ou duas das quatro classes poderá fechar as portas. Os alunos poderão ter que estudar em outras cidades. Gostaríamos que eles ficassem aqui”, disse o prefeito ao canal de TV France 3.

“Foi um jeito que encontrei para falarem da escola”, disse Jean Debouzy. “Todo mundo sabe o que são essas pílulas azuis, não preciso explicar. É preciso um pouco de bom humor às vezes”, explicou.

Proibido ficar doente

Na França, as cidades pequenas sofrem com a falta de serviços e seus prefeitos “usam a imaginação” para chamar a atenção para problemas graves.

O prefeito da cidade de Sainte-Geneviève-des-Bois, André Jean, também decidiu decretar a “proibição de ficar doente” em abril. Ele teve a ideia depois de pegar uma gripe e não conseguir encontrar um médico no município. Com frequência, ele também é parado na rua por moradores que se queixam da falta de atendimento. De acordo com ele, há apenas um clínico-geral na cidade que vai se aposentar dentro de dois anos.

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terça-feira, 14 de maio de 2019

A Lua está a encolher e a ganhar rugas





























A NASA estima que a Lua terá encolhido mais de 50 metros nas últimas centenas de milhões de anos.


A Lua está a encolher à medida que o seu interior arrefece e a ganhar 'rugas', conclui um estudo divulgado pela agência espacial norte-americana NASA.

Tal como uma uva 'enruga' quando se torna numa passa, a Lua fica 'enrugada' quando 'encolhe' à medida que o seu interior arrefece.


A NASA estima que a Lua terá encolhido mais de 50 metros nas últimas centenas de milhões de anos.

Ao contrário, no entanto, da pele da uva, que é flexível, a crosta da superfície da Lua é quebradiça, 'parte-se' quando contrai, formando 'falhas' quando uma secção da crosta é empurrada para uma área limítrofe.

Segundo o coordenador do estudo, Thomas Watters, do Centro de Estudos da Terra e Planetas do Museu Nacional do Ar e do Espaço de Washington, nos Estados Unidos, estas falhas "continuam ativas" e "parecem produzir 'sismos' lunares à medida que a Lua continua gradualmente a arrefecer e a encolher".

"Alguns destes abalos podem ser razoavelmente fortes", admitiu o investigador, citado em comunicado pela NASA.

O estudo, publicado hoje na revista científica Nature Geoscience, analisou dados de quatro sismómetros colocados na Lua por astronautas das missões Apollo, usando um algoritmo desenvolvido para identificar, por estimativa, as localizações dos abalos lunares.

Os cientistas socorreram-se ainda de imagens da sonda norte-americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), lançada em 2009.
Lusa
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Atualize o WhatsApp. Podem invadir-lhe o smartphone com uma ligação!!

O WhatsApp está a dar conta de uma vulnerabilidade presente na sua app de mensagens para Android e iOS que pode ser explorada por um software malicioso do grupo israelita NSO.
© Reuters Basta uma chamada para que seja possível ativar a câmara e o microfone do seu dispositivo, ler os seus e-mails e mensagens e ainda recolham os seus dados de localização.

“O WhatsApp está a encorajar as pessoas a atualizar para a mais recente versão da nossa aplicação, assim como a manterem atualizados os seus sistemas operativos, protegendo-os contra potenciais ataques destinados a comprometer a informação armazenada nos seus dispositivos móveis”, pode ler-se no comunicado do WhatsApp.

Diz o Financial Times (via The Verge) que o software consegue ‘esgueirar-se’ pela app do WhatsApp com apenas uma chamada. Nem tem de atender a chamada para que este software malicioso seja instalado sem deixar rasto. O WhatsApp já afirmou estar a investigar a situação mas, por enquanto, encontra-se a trabalhar com organizações de direitos humanos para partilhar a informação atualmente existente.


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quarta-feira, 8 de maio de 2019

Alemanha inaugura sua primeira autobahn elétrica

Trecho da A5 perto de Frankfurt é adaptado para a recarga em movimento de caminhões com motores eléctricos. Governo busca soluções para diminuir emissões de poluentes pelo transporte de cargas.


Um caminhão participa da inauguração do primeiro trecho eléctrico de uma rodovia alemã

A primeira autobahn eléctrica da Alemanha, voltada para o transporte de cargas, foi inaugurada nesta terça-feira (07/05) perto de Frankfurt.

Na verdade trata-se de um trecho de 5 km na autobahn A5, no estado de Hessen. Em ambos os lados da pista foram colocados cabos aéreos, semelhantes aos usados pelos bondes eléctricos.

Caminhões com motores eléctricos poderão se acoplar aos cabos aéreos e recarregar suas baterias ao passarem pelo trecho. Cinco transportadoras participarão de uma fase de testes, executada pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.


Sistema de recarga é semelhante ao usado por bondes eléctricos

Os caminhões do teste têm tecnologia híbrida (motores eléctricos e a combustão), e o trecho com os cabos serve para o recarregamento das baterias, que podem então ser utilizadas. Quando elas ficarem vazias é accionado o motor a combustão.

O ministério quer testar modelos para o transporte de cargas nas estradas e investiu 50 milhões de euros em três trechos de testes. Um deles é o que fica perto de Frankfurt, e os outros dois serão construídos nos estados de Schleswig-Holstein e Baden-Württemberg.

O objectivo final é encontrar soluções para o transporte de cargas que sejam ao mesmo tempo pouco poluidoras e que emitam poucos ruídos. Os testes também vão avaliar se a mudança atrapalha o trânsito e qual o custo adicional de manutenção das rodovias.

Segundo o ministério, o transporte de cargas têm aumentado nos últimos anos é um grande emissor de gases do efeito estufa.

O ministério justificou a opção pela A5 com o forte tráfego, de mais de 130 mil veículos por dia, dos quais 13 mil caminhões, pelo trecho. "Se funcionar aqui, funciona em qualquer lugar", disse um responsável.

Se funcionar, isso não significa que todas as autobahns do país teriam que ser adaptadas. Pelos cálculos do ministério bastariam mil quilómetros para o transporte de cargas. O custo final seria de um 1 milhão de euros por quilometro, ou 1 bilhão de euros no total.

Ainda não está claro como a energia que os caminhões utilizarão para recarregar as baterias seria cobrada. Na fase de testes, a conta será paga pelo Ministério do Meio Ambiente.

Também não está claro quem arcará com os custos da adaptação dos caminhões ao novo sistema. Pelos cálculos da montadora Scania, que fabricou os protótipos para o teste, um caminhão que pode se recarregar enquanto anda custa de 50% a 75% mais do que um caminhão normal.

Os atuais caminhões que andam apenas com motores eléctricos podem rodar no máximo 10 quilómetros até ficarem sem carga. O objectivo é chegar a 60 quilómetros.

Além da Alemanha, a Suécia e os Estados Unidos também têm trechos de "rodovias eléctricas".


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segunda-feira, 6 de maio de 2019

Margem Sul vai ter um novo festival de música (e acontece já em maio)

O Parque Urbano do Seixal recebe a primeira edição do evento. Os bilhetes ainda não estão à venda.





















A 10 e 11 de maio, uma sexta-feira e um sábado, o Parque Urbano do Seixal estará cheio de gente para a primeira edição do Festival do Maio. São duas noites de concertos em que o ponto de partida é a intervenção: da política à crítica social, do ativismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais e dos direitos à autodeterminação.

No parque vão atuar nomes como Fausto, Emir Kusturica, Sara Tavares, Capicua, Lura, António Zambujo e Vitorino, entre outros. No sábado, o festival termina ao som de Luís Varatojo, que vai fazer um DJ set com uma seleção de música revolucionária de vários pontos do globo pensada de propósito para esta ocasião.

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística do próprio Luís Varatojo. Os bilhetes serão colocados à venda em breve e ainda não são conhecidos os preços. Consulte toda a programação no site do festival.


Fonte: https://nit.pt/coolt/musica/seixal-recebe-festival-do-maio


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domingo, 28 de abril de 2019

Encontrado corpo de jovem de 24 anos que desapareceu após rixa à saída de discoteca em Lisboa

Filipe Reis foi visto pelo último vez a sair do bar Cenoura do Rio, no Parque das Nações, em Lisboa.





































O corpo de Filipe Reis, o barbeiro de 24 anos que estava desaparecido há uma semana após ter fugido de uma rixa num bar do Parque das Nações, foi encontrado na manhã deste domingo no interior de uma construção no Parque das Nações.

A Polícia Judiciária investiga, mas não há para já certezas sobre as circunstâncias da morte, que poderão ser esclarecidas pela autópsia.

  

Segundo fontes policiais, o corpo do jovem foi encontrado com diversas lesões. Foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal para realização de autópsia.

Filipe Reis foi visto pelo último vez a sair do bar Cenoura do Rio, no Parque das Nações, em Lisboa. Estava ferido e supostamente alcoolizado após uma rixa.

A mulher, Thais Andrade, relatou que "por volta das 05h00 ele saiu do bar sozinho e envolveu-se numa rixa com um grupo de pessoas que não conhecia. A seguir, Filipe, que estava ferido, foi visto a fugir do local".

Desde então que era procurado por amigos – residia em Sacavém, Loures – e nas redes sociais.





Fonte: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/encontrado-corpo-de-jovem-de-24-anos-que-desapareceu-apos-rixa-a-saida-de-discoteca-em-lisboa


 
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sexta-feira, 26 de abril de 2019

Aumento de avistamentos de OVNIS leva Exército dos EUA a estabelecer protocolo de ação

Protocolo ainda está a ser elaborado, mas a ideia é dar mais atenção a estes avistamentos ao invés de simplesmente ignorá-los, prática seguida até agora. Vão ser estabelecidas diretrizes a que devem obedecer pilotos e outros profissionais que se confrontam com este tipo de fenómenos.

© Larry W. Smith/Getty Images Expresso


Têm-se registado cada vez mais “fenómenos aéreos inexplicáveis” nos EUA, o Congresso norte-americano exige explicações e dentro em breve é possível que venha finalmente a obtê-las. As Forças Armadas norte-americanas anunciaram esta sexta-feira a criação de um protocolo de ação para o avistamento de objetos voadores não identificados (OVNIS).

Embora este protocolo esteja ainda em fase de rascunho, sabe-se que a ideia é dar mais atenção a estes avistamentos ao invés de simplesmente ignorá-los, prática seguida até agora. Nesse sentido, vão ser estabelecidas diretrizes a que devem obedecer pilotos e outros profissionais que se confrontam com este tipo de fenómenos. A informação foi avançada ao jornal “Politico” pelas Forças Armadas, segundo as quais tem aumentado o número de aeronaves não autorizadas ou não identificadas avistadas nos últimos anos no espaço aéreo norte-americano (“são vistas várias vezes por mês”, disse um porta-voz ao “Washington Post”).

O que também aumentou foi o número de pedidos de esclarecimento por parte dos membros do Congresso, aos quais terão sido entregues relatórios elaborados pelos serviços de informação da Marinha e pilotos que advertiam para os “perigos” destes avistamentos. As Forças Armadas garantem que, “por razões de segurança e proteção, encaram estes relatórios com muita seriedade e investigam cada um deles”, mas a verdade é que têm sido alvo de muitas críticas e acusadas de prestar pouca atenção ao assunto. Porquê? Porque os seus membros têm medo de prejudicar a sua carreira, assim explicou ao “Washington Post” um antigo diretor de um comité de investigação do Senado.

Segundo Chris Mellon, o atual protocolo incentiva a ignorar estes avistamentos, em vez de procurar entender a sua origem. “Em muitos casos, os militares não sabem o que fazer com informações como as recebidas a partir de satélites. Optam por ignorar porque nem se trata de um avião nem de um míssil tradicional.”

O assunto não é novo mas voltou gerar inquietação depois de o jornal “The New York Times” ter noticiado, em 2017, que o Governo norte-americano gastou cerca de 600 mil milhões de dólares (cerca de 540 mil milhões de euros) do orçamento do Departamento de Defesa num programa secreto para investigar OVNIS. A informação foi negada em primeiro lugar mas depois assumida pelo Pentágono. O programa chamava-se “Advanced Aviation Threat Identification Program” e durou cinco anos, de 2007 a 2012. Num dos vídeos a que o jornal norte-americano teve acesso, gravado em San Diego, na Califórnia, via-se aquilo que foi descrito como um “objeto voador” a viajar contra ventos de mais de 200 quilómetros por hora.

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